domingo, 12 de setembro de 2010

Um mar, Um rio

Tenho um mar em mim

que escorre dos meus olhos,

e um rio represo

que me inunda a alma;


                    Sou filho do rio,

                    de ver passar largo e lento,

                    de ver correr vagamente

                    por entre pedras e peixes;

                    Tenho a alma cheia

                     da sua corrente

                     e sua vontade perene

                     de voltas.

                     De não volta.

                                        Trago o mar em mim,

                                         salgado trago

                                         e navego embriagado

                                          em seus azuis.


                                                       Temo o rio,

                                                       de transbordar as margens,

                                                       de derrubar as pontes,

                                                       de arrancar os barcos,

                                                       e soçobrar amores.

                                                       Temo dores;

                                                       Nego o rio selvagem,

                                                       desabrido,

                                                       de desabadas quedas;

                                                       rio liberto,

                                                       de vomitar nascentes.

                                                                       Guardo um mar em mim,

                                                                       secreto abismo,

                                                                       em vontades ostras,

                                                                       de profundos sentimentos .


 Ouço o rio calado

 passando em mim,

 por mim,
na sua timidez fluvial;

                 Ouço sua cantiga mágoa,

                 úmido lamento,

                 em vagas vagas;

                 Ouço o seu silencio fluido,

                 de plantas que passam;

                 tristeza de rio,

                 que não estanca.


                             Prendo um mar em mim,

                             senhor das ondas,

                             domínio das marés;

                             Mar de ferro,

                             têmpera de deuses

                             com tridentes;

                            Calo enfim,

                             um mar revel,

                             de ácidos humores,

                             de bravio temporal.

                                             Mas não o rio,

                                             de placidez bovina,

                                             de mansos cardumes

                                             atravessando seus rios;

                                             Mas não o curso

                                             pacifico, monótono,

                                             que passa mirando,

                                             que guarda minha face

                                             e me leva,

                                             além,

                                             em seus espelhos


                                                                Não é sempre o mesmo rio

                                                                o que vejo

                                                                correndo para o mar.

                                   Nem é sempre o mesmo mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário